A prótese buco maxilo facial é uma especialidade odontológica que visa restaurar pessoas que perderam estruturas bucais e faciais.
Cirurgiões Maxilofaciais são dentistas especializados no tratamento cirúrgico de condições que afetam a cavidade oral, particularmente trauma e má oclusão dos dentes.
É um especialista em tumores da região oral e mandíbula, implantes dentários ou estruturas ósseas e disfunção da articulação temporomandibular.
É importante entender que a cirurgia buco maxilo facial diagnostica e trata os distúrbios que afetam a área entre o osso hióide e a parede anterior do seio frontal de baixo para cima, do tragus até a ponte do nariz, de trás para frente.
A cirurgia oral e maxilofacial pode ser fornecida tanto ambulatorial quanto hospitalar. Pequenas cirurgias e procedimentos mais simples que requerem apenas anestesia local geralmente são feitos no consultório. A remoção de dentes impactados e pequenos tumores benignos. Os casos mais complexos estão confinados ao ambiente hospitalar.
Dada a ampla gama de atividades, esta especialidade requer profissionais com amplos horizontes clínicos, atuando em equipes multidisciplinares e formando o corpo clínico de hospitais, centros de reabilitação ou clínicas privadas.
As especialidades mais importantes para os profissionais de próteses bucomaxilofaciais são: tratamento de perda maxilar e mandibular; perda de olhos, perda de face (globos oculares, nariz e orelhas); acompanhar e auxiliar o tratamento de pacientes oncológicos. Tratamento de algumas Disfunções da Articulação Temporomandibular (DTMs), bem como acompanhamento e apoio no tratamento e prevenção de pacientes atletas.
Quando a doença se espalha por todo o corpo, afetando áreas específicas da face, ou quando um acidente danifica a face, cabe ao cheilomax tratar esses problemas com a implantação de próteses malcomaxilofaciais. A reconstrução de partes da face requer o uso de materiais odontológicos, por isso esse procedimento deve ser realizado por um dentista especializado nessa área.
As próteses orais e maxilofaciais têm importante função estética e funcional para o paciente. Sua permanência na face pode ser conseguida por cirurgia plástica, colas, implantes ou meios mecânicos, onde podem ser utilizadas armações de óculos para sustentação da prótese bucomaxilofacial.
O câncer é uma doença para a qual uma opção de tratamento é a cirurgia para remover a lesão e também algum tecido saudável para obter uma margem de segurança, pois há muitos casos de recorrência. Para determinar o tratamento adequado ao caso, deve-se levar em conta, entre outras coisas, a idade do paciente, comorbidades, aspectos psicossociais.
O tratamento mais utilizado para o CCP é o desbridamento cirúrgico, com alta margem de segurança para excisão da lesão, já que a radioterapia costuma estar associada a um alto índice de recorrência.
A cirurgia pode causar desfiguração permanente, perda de órgãos e alterações em sua função. Quimioterapia e/ou radioterapia também podem ser feitas sem cirurgia prévia. A quimioterapia é uma terapia adjuvante na qual os medicamentos são administrados regular ou continuamente. A radioterapia afeta diretamente o local ou área do câncer usando equipamentos e técnicas para irradiar a área.
Deve ser realizado um exame extraoral que avalie não apenas os ossos faciais, mas também a função dos nervos cranianos, tecidos moles, músculos, articulação temporomandibular (ATM), cadeias ganglionares e glândulas salivares maiores.
Antes da cirurgia, o paciente deve passar por todos os exames pré-operatórios, como exames de sangue, urina, tórax e coração, para garantir que esteja em boas condições para o procedimento, além de exames especiais, como radiografias faciais e exames odontológicos.
Em geral, a recuperação dos pacientes varia de acordo com a gravidade e a urgência da cirurgia. O período médio de reabilitação pode durar de três a trinta dias.
No entanto, é importante que o paciente tenha todos os cuidados pós-operatórios, principalmente relacionados com a alimentação. Nesse caso, os especialistas recomendam uma dieta pastosa e líquida composta por alimentos ricos em vitaminas e carboidratos.
Os pacientes devem entender que para a operação produzir os resultados esperados, é necessário realizar e seguir as indicações médicas, pois o período pós-operatório é muito importante do ponto de vista do resultado esperado.
Existem alguns problemas específicos e sinais típicos que indicam a necessidade de procurar um especialista na área em questão: Dor aguda ou crônica na região da cavidade oral; Estalidos ao movimentar a boca; Dificuldades para abrir e fechar a boca; Aumento de volume intra-oral ou da face; Traumatismo facial; Fraturas de origem dentária; Dentes inclusos; Dores de cabeça frequentes; Desarmonia Facial; Mandíbula protruída; Mandíbula retraída; Queixo pequeno; Queixo para frente.
São peças feitas de diversos materiais (silicone, porosos, etc.) que visam preencher áreas do rosto que perderam o volume e o contorno natural de um rosto saudável devido ao envelhecimento ou acidente.
As próteses bucomaxilofaciais desempenham função estética e, além de corrigir os contornos faciais, protegem principalmente as estruturas teciduais e são consideradas um excelente auxiliar psicológico e social durante a reabilitação do paciente. Existem vários tipos de próteses, que são: Próteses oculares; Próteses nasais; Próteses auriculares; Próteses maxilofaciais; Próteses obturadoras palatinas; Próteses faringeanas.
As próteses são confeccionadas em sua grande maioria com dois tipos de materiais, que são a resina acrílica e o silicone. Vamos entender um pouco sobre as características de cada um desses materiais:
As principais vantagens do tratamento com próteses orais e maxilofaciais implantadas em relação às cirurgias reparadoras são menor tempo cirúrgico; menor risco operacional; o procedimento cirúrgico pode ser realizado sob anestesia local; resultados mais previsíveis do que os enxertos autógenos; nenhum doador necessário; menor morbidade; pode ser usado para monitorar o local da regressão do tumor para diagnosticar e tratar possíveis recidivas.
A Smile tem os melhores especialistas para cuidar do seu sorriso
A Clínica odontológica Smile Center Campinas é composta por profissionais altamente qualificados e especializados. Mestres e doutores em diversas áreas da odontologia. Garantindo um atendimento de alto nível aos pacientes.
Av. Dr. Alberto Sarmento, 586
Bonfim – Campinas | SP
(19) 3241.2627
(19) 3241.1840
(19) 99837.5155
Atendimento:
2ª a 6ª das 8h às 18h
Desenvolvido por @360GRAUS Consultoria & Marketing