A periodontia é um ramo da odontologia que se ocupa do tratamento das estruturas que compõem o periodonto, ou seja, os tecidos que sustentam os dentes.
Portanto, é a especialidade responsável pelo tratamento de todos os tipos de complicações que podem acometer a região periodontal. Portanto, é o ramo que ajuda o paciente a ter gengivas saudáveis.
Para o tratamento periodontal, além de uma limpeza minuciosa no consultório, o dentista pode prescrever medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos e enxaguantes bucais com antissépticos. Às vezes é necessário fazer pequenas cirurgias para limpar as áreas danificadas das gengivas e ossos. O procedimento pode variar de acordo com o objetivo do paciente. Em caso de hipertrofia gengival, é realizada uma gengivectomia, que requer apenas anestesia local. Usando um bisturi, o cirurgião remove o excesso de tecido.
O paciente também será submetido à gengivoplastia, caso seja necessário harmonizar os dentes, procedimento rápido que visa alinhar os contornos dos dentes com ou sem enxerto. Durante a cirurgia de retalho gengival, a periodontologia corta o tecido gengival para separá-lo do dente, limpa a área, remove o tártaro, a placa bacteriana e a membrana sob as bolsas.
O diagnóstico de periodontite requer a avaliação de parâmetros clínicos quanto à profundidade de sondagem, fixação e nível clínico de sangramento, avaliando-se em seis pontos por dente: mésio vestibular, vestibular, distovestibular, mesiolingual, lingual e disto lingual.
Um exame periodontal é uma ferramenta utilizada por um periodontista para avaliar a saúde da boca, alteração da cor das gengivas, mucosa da bochecha e da língua, a estrutura e tamanho das gengivas, e ajuda a diagnosticar doenças dentárias, gengivite e periodontite, e outras anomalias.
Para realizar o procedimento com sucesso e evitar o risco de complicações, o paciente deve seguir alguns cuidados antes da operação. Em primeiro lugar, é importante que o paciente receba uma boa alimentação, o que favorece uma rápida recuperação e cicatrização.
Além disso, antes da operação, é necessário informar qualquer tipo de infecção que o paciente tenha tido anteriormente para o cirurgião, que podem ser: sinusite, gripe, foliculite, etc.
Caso se trate de um paciente fumante, ele deverá parar de fumar um mês antes do procedimento e ingerir bebidas alcoólicas apenas 3 dias antes e 10 dias após a operação.
O tempo de recuperação da cirurgia periodontal depende muito de cada paciente. Durante os primeiros 14 dias, é necessário o uso de protetor de palato duro, pois ele ajuda o paciente a mastigar os alimentos nesse período onde toda a região está sensível e frágil.
Em seguida, diminuem-se as suturas nos espaços e orienta-se o paciente sobre a utilização das técnicas de higiene oral mais adequadas. Mas é importante entender que, em qualquer pós-operatório, para se ter total sucesso com relação ao procedimento, vai depender diretamente do comprometimento do paciente, seguindo rigorosamente todas as recomendações.
A periodontia é um ramo da odontologia que se dedica ao tratamento dos problemas periodontais. Mas até essa indústria tem suas especialidades, então veja periodontologia clínica, médica e estética. Vamos entender um pouco à respeito de cada uma:
Periodontite refere-se a todas as doenças que afetam a área periodontal do paciente, como gengivite, periodontite. Portanto, é importante aprender mais sobre essas doenças para poder reconhecer seus sintomas o mais rápido possível e entrar em contato com um especialista para obter ajuda. Vamos entender um pouco mais sobre gengivite e periodontite.
Quando essas bactérias atingem o coração, podem causar uma série de problemas que podem levar até a morte do paciente. Abscesso dentário, Um abcesso dentário é uma bolsa de pus formada como resultado de uma infecção. Isso geralmente é devido a algum tipo de infecção não tratada. Pode ocorrer em diferentes áreas, como na raiz do dente, formando um abscesso periapical, e nas gengivas, formando um abscesso na gengiva.
Após anos de gengivite, o dano se espalha para o periodonto, o tecido entre os dentes e a mandíbula. Como resultado, o dente perde o suporte e cai em algum momento, sem nenhum controle. Esse distúrbio geralmente só causa dor quando está avançado, dificultando ainda mais o diagnóstico.
As bactérias e substâncias inflamatórias que desencadeiam a periodontite podem entrar na corrente sanguínea causando toda uma série de problemas em todo o corpo.
As mulheres são mais sensíveis à doença, porque as gengivas da mulher estão expostas a flutuações hormonais durante o ciclo menstrual, gravidez, menopausa. Estas oscilações hormonais afetam processos inflamatórios, como a periodontite.
As maiores causas e as mais consideradas como fatores de risco são: Gengivite, obesidade, histórico familiar, tabagismo, medicamentos que reduzem a produção de saliva, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, doenças que afetam o sistema imunológico – como a aids, diabetes e alterações hormonais.
A Smile tem os melhores especialistas para cuidar do seu sorriso
A Clínica odontológica Smile Center Campinas é composta por profissionais altamente qualificados e especializados. Mestres e doutores em diversas áreas da odontologia. Garantindo um atendimento de alto nível aos pacientes.
Av. Dr. Alberto Sarmento, 586
Bonfim – Campinas | SP
(19) 3241.2627
(19) 3241.1840
(19) 99837.5155
Atendimento:
2ª a 6ª das 8h às 18h
Desenvolvido por @360GRAUS Consultoria & Marketing